Como Utilizar Florais?
Como são preparados?
Os Florais normalmente são preparados a partir de flores silvestres saudáveis que vivem em locais tranquilos, livres da agitação e da poluição dos grandes centros urbanos. As flores são colhidas cuidadosamente e colocadas em potes de vidro com água pura. Conforme a flor, o preparo será pelo método solar, ficando expostas ao sol durante um determinado tempo, pelo método da fervura, fervidas nessa agua em recipiente refratário ou de aço inoxidável, ou pelo método do cristal que consiste em aproximá-lo das flores sem precisar colhê-las e depois colocá-lo na agua do pote que também fica sob o sol. Após esse processo é adicionado conhaque, ou brandy de boa qualidade, ao líquido resultante para manter a conservação (nos Florais do Sul, brasileiros, utiliza-se a cachaça orgânica como conservante). Após um desses procedimentos, coa-se o líquido e a ele adiciona-se mais conservante para que seja distribuido em pequenos frascos, geralmente de 10ml, e comercializados. Essa é a apresentação da essência concentrada, também chamada de Stock . As várias soluções stock, de várias flores, compõe o kit de um sistema floral.
Os florais mais utilizados pelos seres humanos e animais são apresentados na forma líquida, em pequenos frascos de vidro com conta gotas.
Eles podem ser adquiridos na forma concentrada (Stock) diretamente dos representantes dos produtores das essências ou podem ser preparados com diluição, com a mesma eficácia, pelas farmácias especializadas.
Os florais, tanto os concentrados como os preparados pelas farmácias, podem ser tomados diretamente do frasco ou suas gotas podem ser misturadas em líquidos frios ou quentes (água, chá, café, sucos, leite etc).
Que dose devo tomar?
A dosagem depende da indicação do terapeuta e o mais comum é tomar 4 gotas, 4 vezes ao dia. Entretanto podemos tomar mais vezes ao dia dependendo da necessidade, mas o melhor mesmo é ter orientação terapêutica, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente.
O mais importante não é a quantidade de gotas ingeridas em um dia, mas a freqüência em que as tomamos. Ao tomarmos os florais estamos entrando em contato com a informação da virtude da flor, por isso podemos nos beneficiar dessa informação sempre que precisarmos. Eventualmente podemos tomar a cada meia hora ou até menos, se realmente for necessário, mas temos sempre que lembrar de utilizar os florais com repeito e seriedade.
Posso escolher as essencias por minha conta?
As diversas listas que relacionam essências florais com sintomas que encontramos na Internet, em livros e em revistas podem ser utilizadas para termos uma noção da abrangência dos florais. Entretanto não é produtivo escolher florais tendo como base apenas essas listas objetivas, pois cada pessoa é diferente da outra e as causas de seus problemas são diferentes, razão para a escolha de essências florais ser personalizada.
Para obter resultados positivos, a escolha das essências deve ser adequada à pessoa, ao seu contexto e à sua personalidade. Por esse motivo, o terapeuta especializado não escolhe essências pensando apenas em sintomas como: stress, agitação, tristeza, saudades, insônia, ansiedade, depressão, obesidade, medo, ciúmes, raiva, falta de concentração, preocupações, etc. Escolhemos florais para a pessoa que tem essas e inúmeras outras dificuldades.
As essências florais indicadas para uma pessoa que tem um sintoma, podem ser completamente diferentes das essências indicadas para uma outra pessoa que tem o mesmo sintoma.
Outro fator importante que nos leva a ter cautela é que os florais podem, eventualmente, trazer para a consciência conteúdos internos que estavam escondidos. Se estamos sofrendo fica ainda mais difícil ter clareza para escolher as essências e lidar com a situação sem suporte. Podemos não estar preparados ainda para encarar esses sentimentos e corremos o risco de gerar mais confusão do que resultados positivos.
É preciso estudar a causa do desequilíbrio para fazer a escolha dos florais, para que o efeito seja duradouro e não simplesmente um paliativo, que eventualmente dá um alívio momentâneo, pois na primeira situação estressante os sintomas podem voltar.
A terapia floral, com acompanhamento, visa mais do que aliviar sintomas. Tem o objetivo de identificar as causas emocionais que levaram ao surgimento dos mesmos. A pessoa é tratada como um todo. Ao mesmo tempo que consegue alívio para a situação atual, também desenvolve o auto conhecimento podendo assim tratar as causas de seu sofrimento.
Quantos florais posso tomar ao mesmo tempo?
Não é produtivo tratar muitas coisas ao mesmo tempo. Podemos perceber que existem vários aspectos em nós mesmos dos quais gostaríamos de melhorar, mas devemos iniciar com o foco nas prioridades, caso contrário poderá haver mais confusão do que resultados positivos.
O número de essências depende muito das necessidades, mas geralmente a escolha fica em torno de sete essências. Às vezes mais essências podem ser necessárias, mas para isso a orientação terapeutica é fundamental para que os florais escolhidos sejam coerentes e interajam entre si, de modo que proporcionem alívio se preciso e, ao mesmo tempo, que tratem as causas de um ou dois aspectos de cada vez.
Muitas vezes ao tratarmos a causa de uma dificuldade outros sintomas também acabam sendo tratados, como conseqüência.
Existem contra-indicações?
Pela sua natureza, as essências florais não tem impacto direto sobre a bioquímica do corpo, como tem os alimentos, os medicamentos farmacêuticos e as drogas psicoativas. As essências florais não são medicamentos e portanto, não os substituem quando esses são necessários, mas agem sem interferir na ação dos mesmos, já que não possuem princípios ativos de natureza material. Elas actuam por ressonância vibratória entre os campos mórficos.
Não há contra-indicações e os florais podem ser utilizados em qualquer idade, desde o nascimento até a velhice, porém precisamos observar apenas alguns cuidados na porcentagem de conservante alcoólico para pessoas diabéticas, alcoólatras ou crianças. Para isso há outros conservantes e outras formas de entrar em contato com os florais.
Apesar dos florais serem seguros e naturais, a escolha das essências deve ser feita com cautela para que os resultados sejam positivos.
Os florais podem ser utilizados ao mesmo tempo com qualquer tratamento, por isso não há problemas com medicamentos fitoterápicos, alopáticos ou homeopáticos.